Com o serviço web SOAP (Simple Object Access Protocol) é possível realizar o cadastro, listagem e edição de contato sem a necessidade de estar no sistema. Este recurso é utilizado para fazer integração e/ou automatização de processos de qualquer sistema com o Procedo.


Nome: contatoservice

Tecnologia: Webservice SOAP

URL WSDL: https://app.procedo.com.br/api/contatoservice?wsdl

Objetivo: Webservice que realiza operações vinculadas ao contato.


Métodos

  • Método: listaContato

Descrição: método responsável por retornar uma lista de contatos do Procedo.


Parâmetro ObrigatórioFormatoDescrição
tokensimStringIdentificado único da empresa para uso do método
situaçãonãoStringNome das situações separadas por virgula. Por padrão, retorna todas as situações
fasenãoStringNome da fase. Por padrão retorna os contatos na fase “Cliente”
cod_contatonãoIntUse esse campo caso queira encontrar um contato específico


Retorno

A tabela abaixo indica os possíveis retornos de erros ou confirmação para o método listaContato.


CódigoRetorno
0Token inválido, neste caso é necessário entrar em contato novamente para obter o código de acesso
1Ok
2Situação não encontrada
9Nenhum registro encontrado
35Empresa sem acesso a funcionalidade solicitada


Exemplo

Modelo de requisição para obter um contato com as informações sendo enviadas através do SoapUI:



Caso o contato seja uma pessoa e não uma empresa, então o campo CNPJ retornará o CPF e o campoinscricao_estadual conterá o RG.

Outra observação importante é que há um limite de retorno de 50 contatos.


  • Método: gravaCodContato

Descrição: método responsável por atualizar um contato no Procedo após integrá-lo com um sistema. Esse método fará com que o registro do contato no Procedo não seja integrado novamente pelo método listaContato.


Parâmetro ObrigatórioFormatoDescrição
tokensimStringIdentificado único da empresa para uso do método

codigo_procedo

simIntCódigo do contato no Procedo

codigo_externo

simIntCódigo do contato no sistema onde o mesmo foi integrado
mensagemsim
StringInforma ao sistema Procedo que não foi possível gravar no sistema externo o contato correspondente, caso isso tenha ocorrido.
cnpjnãoStringPara pessoa Física, informe o CPF e, para Jurídica, o CNPJ. Esse campo é utilizado como uma segunda chave para validar o contato


Caso não haja nenhum erro a ser reportado, qualquer string pode ser enviada no campo "mensagem".

Ao inserir o “codigo_externo” diferente do “codigo_procedo” e mais o “cnpj”, o Procedo irá atualizar o “codigo_procedo” para o código que estiver vindo pelo parâmetro “codigo_externo”. 


Retorno

CódigoRetorno
0Token inválido, neste caso é necessário entrar em contato novamente para obter o código de acesso
1Ok, o registro foi inserido ou atualizado
9Contato não encontrado no Procedo
35Empresa sem acesso a funcionalidade solicitada
99Erro ao atualizar o contato


Exemplo



  • Método: gravaContato

Descrição: Método responsável por inserir um contato.


Parâmetro ObrigatórioFormatoDescrição
tokensimStringIdentificado único da empresa para uso do método
codigo_externonãoIntInforme o código que será atribuído a este contato. Caso o código informado já esteja cadastrado no Procedo, será feito uma atualização dos dados e não um novo registro, por isso é recomendado que deixe esse campo em branco
tipo_pessoanãoStringEscolha entre “Empresa” e “Pessoa” Se esse campo ficar em branco será registrado o contato como “Pessoa”
fasenãoStringNome da fase, escolha entre, cliente, prospect, suspect, lead
nome_fantasiaparcialmenteStringSe for “Empresa” então esse campo é obrigatório
razao_socialparcialmenteStringSe for “Pessoa” então esse campo é obrigatório
ramoatividadenãoStringNome do Ramo de Atividade cadastrado no sistema
telefone1nãoStringTelefone 1
telefone2nãoStringTelefone 2 adicional
origemnãoStringNome da origem cadastrada no Procedo
usuariosim IntE-mail do usuário responsável pelo Contato
cnpjnãoStringPara “Pessoa” informe o CPF, e para Jurídica o CNPJ
ienãoStringInscrição estadual. Para “Pessoa”, informe o RG e, para Jurídica, o I.E. Caso este campo fique em branco, será cadastrado como isento (testar somente números)
websitenãoStringSite do contato
cargonãoStringCargo da Pessoa
emailnãoStringEmail da Pessoa
cidadenãoStringCidade do endereço principal
estadonãoStringEstado do endereço principal. Deve ser escrito no formato de sigla, exemplo: SP, RJ, BA
logradouronãoStringLogradouro do endereço principal
numeronãoStringNúmero do endereço principal
complementonãoStringComplemento do endereço principal
cepnãoStringCEP do endereço principal
bairronãoStringBairro do endereço principal
referencianãoStringReferência do endereço principal
cidade_cobrancanãoStringCidade do endereço de cobrança
estado_cobrancanãoStringEstado do endereço de cobrança. Deve ser escrito no formato de sigla, exemplo: SP, RJ, BA
logradouro_cobrancanãoStringLogradouro do endereço de cobrança
numero_cobrancanãoStringNúmero do endereço de cobrança
complemento_cobrancanãoStringComplemento do endereço de cobrança
cep_cobrancanãoStringCEP do endereço de cobrança
bairro_cobrancanãoStringBairro do endereço de cobrança
referencia_cobrancanãoStringReferência do endereço de cobrança
regiaonãoStringNome da Região cadastrado no sistema
grupo_clientenãoStringNome do Grupo de Contato cadastrado no sistema
dt_aberturanãoStringData de abertura da empresa
email_financeironãoStringE-mail de contato financeiro
email_nfenãoStringE-mail da nota fiscal eletrônica
atividade_economicanãoStringDescrição da Atividade econômica
obsnãoStringObservação referente ao contato
nome_contatonãoStringNome do contato na empresa. Para cadastrar o contato, o nome é obrigatório, ou seja, os dados sobre o contato serão ignorados caso esse campo não esteja preenchido
email_contatonãoStringE-mail do contato
telefone1_contatonãoStringTelefone 1 do contato
telefone2_contatonãoStringTelefone 2 do contato
celular_contatonãoStringCelular do contato
skype_contatonãoStringSkype do contato
cargo_contatonãoStringCargo do contato
email_contatonãoStringEmail do contato


Para informar um endereço de cobrança, deve ser, no mínimo, preenchido “cidade_cobranca” e “estado_cobranca”, caso não estes campos não estejam preenchido, o sistema considerará o endereço principal como endereço de cobrança.

Nos campos “ramoatividade”, “origem”, “regiao” e “grupo_cliente”, deverá ser preenchido com o nome e, caso não seja localizado, o cadastro será realizado. Vale ressaltar que o sistema não faz diferença entre acentos e caracteres maiúsculo e minúsculo, ou seja, “MÍDIA” é igual a “midia”.


Retorno


CódigoRetorno
0Token inválido, neste caso é necessário entrar em contato novamente para obter o código de acesso
1Ok, o registro foi inserido
2E-mail do usuário não encontrado no Procedo
3Campo obrigatório em branco. Campos obrigatórios: nome_fantasia, razao_social
9CNPJ duplicado ou ocorreu um problema durante a gravação. Verifique se as informações, ou se os campos obrigatórios estão preenchidos
35Empresa sem acesso a funcionalidade solicitada


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