Um Modelo de Documento tem, como principal objetivo, otimizar o tempo da sua equipe e evitar erros como de digitação ou cálculo de valores. Ao cadastrar o modelo, você define campos que serão preenchidos automaticamente de acordo com os dados de uma cotação, ordem ou extrato de serviço. 


Assim, você terá informações prontas para serem exportadas (em Word ou PDF) sem a necessidade de preencher todos os dados manualmente. Para isso, primeiro, você deverá configurar o documento de acordo com as informações que deseja que o Procedo adicione em sua versão final. 


Antes de começar a configuração


Para que nossa solução consiga entender todas as informações que você colocou no documento e possa entregar tudo da forma como você espera, existem alguns pré-requisitos que seu modelo deve seguir:

  • Caixas de texto e formas geométricas do Word (Microsoft Office) não são permitidas;
  • Os modelos devem, obrigatoriamente, estar na extensão .docx – que é o formato dos documentos salvos do Microsoft Word a partir da versão 2007 (você também pode usar outros softwares e exportar neste mesmo formato);
  • O layout do modelo pode ser criado da forma como preferir e é possível utilizar imagens, tabelas, estilos etc (exceto caixas de texto e formas geométricas);
  • Internamente, a biblioteca para tratamento do modelo de documento é a Libre Office. Por isso nem todos os recursos utilizados no arquivo docx funcionarão como esperado. Existem limitações que infelizmente não podem ser contornadas. Nesses casos o usuário deverá realizar testes e a fim de que de o modelo extraído esteja dentro do esperado.



Para fazer a configuração


Os trechos do documento modelo que deverão ser preenchidos automaticamente devem ser escritos no formato das variáveis de campo listadas nos links abaixo:



Depois de configurar seu modelo


  1. Acesse https://app.procedo.com.br/modelodoc ;
  2. Clique no botão;

  3. Caso ainda não tenha configurado o documento que deseja cadastrar, siga as instruções dos tópicos acima;

  4. Preencha o Nome do documento, selecione uma Situação e escolha o Tipo de acordo com as variáveis de campo que você usou (cotação, ordem de serviço ou extrato de serviço);

  5. Caso queira restringir o acesso a esse modelo de documento, você poderá selecionar quais grupos de usuários poderão gerar arquivos baseados nele. A restrição de acesso é feita por extensão, então é possível permitir que determinado grupo consiga exportar a cotação em PDF, mas não consiga exportar para DOC.
  6. Após preencher estas informações, clique no botão;

  7. Localize o documento na pasta onde foi salvo e envie-o para o sistema;

  8. Caso ocorra algum erro, será exibida uma mensagem indicando o que deve ser corrigido;

  9. Quando a mensagem de sucesso aparecer, o documento poderá ser cadastrado.
  10. Para finalizar, clique em .