Com seus contatos já cadastrados no sistema, é hora de aprender um ponto importante do seu fluxo: como conduzir suas vendas no Procedo. 


Cadastrando uma Oportunidade


Quando seu contato já passou pela qualificação e você percebe uma que há uma possibilidade para realizar uma venda, siga os seguintes passos:

  • Clique no ícone, na coluna lateral à esquerda da sua tela, ou acesse este link;
  • Em seguida, selecione o botão  e preencha os campos com as informações da sua futura venda. 
  • Clique em  e o sistema já irá aplicar o Processo de Venda que foi selecionado no momento do cadastro. 
  • Se mais alguém está te ajudando a conduzir esta venda, você pode clicar em  e, na aba Envolvidos, selecionar o usuário correspondente. Em seguida, salve sua edição.



Conduzindo sua Oportunidade



Durante o andamento da oportunidade, ela irá passar por estágios de venda que podem conter atividades que precisam ser realizadas para que essa oportunidade se concretize em um negócio fechado. Esses estágios de venda e atividades do estágio são definidos pelo(s) Administador(es) da sua conta no Procedo.

Você pode ter uma visão rápida, completa e intuitiva de todas as suas Oportunidades associadas a um determinado processo de vendas através do Kanban de Oportunidades. Preparamos um artigo completo para você entender como a visualização de Kanban pode te ajudar.


Como concluir uma atividade do estágio:

  1. Na página da Oportunidade, localize a aba “Atividades”.
  2. Nessa aba, estarão listadas todas as atividades do estágio de venda atual. Marque as atividades que deseja concluir.
  3. Após marcadas, elas ficarão riscadas, indicando que foram concluídas.
  4. Algumas atividades exigem observação, sendo possível visualizá-las mais tarde clicando no ícone.


Como avançar para o próximo estágio de venda:

  1. Acesse a Oportunidade já cadastrada que deseja alterar o estágio de venda.
  2. Na parte superior do formulário, você verá as etapas do seu processo. O estágio atual estará marcado na cor azul enquanto os demais estarão na cor cinza.
  3. Clique no estágio que deseja definir para a oportunidade.
  4. Por último, basta confirmar a alteração na janela que irá aparecer.

Dica da Procedo: você também pode alterar o estágio da venda pelo Kanban movendo o card correspondente à Oportunidade desejada. É bem mais rápido e fácil ;).



Quais as possíveis situações de uma oportunidade?

  • : essa é a primeira situação da oportunidade que é definido apos o cadastrado da mesma.

  •  :quando a oportunidade foi vencida, ou seja está ganha.

  • quando a oportunidade foi perdida.



Como ganhar ou perder uma Oportunidade?

Para vencer a oportunidade, é necessário passar por todos os estágios de venda marcando as atividades definidas como obrigatórias. No caso de perda, isso não é necessário, podendo ser feito a qualquer momento.

  1. Na página da oportunidade, clique em e em “Encerrar”.
  2. Na janela que irá abrir, marque, no campo situação, se a oportunidade foi vencida ou perdida.
  3. Quando a oportunidade está sendo vencida e possui uma cotação com situação “Ativa” vinculada a ela, um campo a mais será exibido. Selecione nesse campo a cotação que foi aceita pelo seu Cliente. No caso de perda, o motivo deve ser informado.
  4. Por último, clique no botão.



Como criar cotações no Procedo


A Cotação, no conceito mais popular, seria uma relação de preços que antecede o pedido de venda, ou seja, a Proposta e que você pode extrair do sistema utilizando um dos Modelos de Documento já cadastrados. Quando finalizar um negócio e já souber a Proposta final que foi aceita pelo seu cliente, você também pode gerar o Contrato da mesma forma. Falaremos um pouco mais sobre isso abaixo.


Obs: Uma cotação deve, obrigatoriamente, estar vinculada a uma Oportunidade.


Criando uma Cotação


Existem três formas diferentes de iniciar o cadastro de uma Cotação:

- Na rotina de Cotações, clicando no íconeou acessando este link;

- No cadastro do Contato e na aba "Cotações", através do botão ;

- Diretamente na Oportunidade, também na aba "Cotações", clicando em .


A partir daqui, o fluxo segue da mesma forma:

  • Na página de cadastro, preencha as informações iniciais e clique em ;
  • Para adicionar os itens que serão vendidos, selecione e busque pelos produtos/serviços desejados;
  • Quando terminar e já tiver certeza que adicionou todos os dados desejados, finalize sua Cotação clicando em . É importante saber que, uma vez que você finalizar a Cotação, ela não poderá mais ser editada; 
  • Você pode gerar novas versões clicando, novamente, no botão e, em seguida, selecionando "Nova Versão".


Situações de uma Cotação

  • A situaçãoé definida sempre que uma cotação é criada. Nesta situação, ainda é possível realizar alterações.
  • Após finalizada, temos três possibilidades:
    • Se houver Grupo de Aprovação cadastrado, e se o desconto concedido ultrapassar do limite permitido, então poderá ser necessário passar por uma triagem. Durante a análise dos aprovadores, a cotação ficará com a situação;
    • Se um usuário aprovador não aceitar alguma informação da cotação, ela poderá ser. Ela deverá ser analisada pelo responsável, que fará os ajustes necessários, para que então finalize e reinicie a triagem novamente.
    • Depois de passar pela triagem com a aprovação confirmada, ela recebe a situação . Se sua empresa não possuir Grupo de aprovação, então as duas situações anteriores serão ignoradas e, após finalizar a cotação, ela receberá a situação “Ativa” automaticamente;
  • Ao encerrar uma Oportunidade uma das cotações realizadas deverá ser selecionada e ela assumirá a situação;
  • Por último temos a situação, que ocorre com todas as cotações de uma oportunidade encerrada (com exceção da escolhida).



 Ao final de uma Oportunidade que tenha uma cotação, você pode gerar o Projeto para sua equipe de pós-venda clicando no botão  e, em seguida, selecionando Gerar Projeto.



Você terminou a Trilha de CRM! Boas vendas para você e toda a sua equipe!

Se ficou alguma dúvida, mande uma mensagem para nossa equipe de Suporte ou anote em cantinho e leve para sua reunião de Tira-dúvidas.