Conhecendo o Dashboard de Projetos


Se você está vindo da Trilha de CRM, com certeza já sabe o que é o Dashboard. Mas, se esta é sua primeira Trilha, vamos conhecer a sua primeira página de acesso que você verá sempre que logar no Procedo. 

Com ela, você tem acesso rápido a indicadores importantes da sua empresa com os nossos painéis, como Projetos em aberto, acompanhamento financeiro, entre outros. Fique à vontade para alterar a disposição de seus itens ou ocultá-los.




Criando Projetos


No projeto, é possível definir um conjunto de atividades a serem realizadas, fazer apontamento de horas e de despesas, definir valores e parcelas a fim de elaborar um produto ou serviço de forma eficaz.


Para criar um Projeto:

  1. No botão vermelho localizado no topo da tela, ao lado da logo Procedo, selecione a opção ;
  2. No menu lateral esquerdo, selecione a opção “Projeto” e clique emou acesse este link;
  3. Na aba “Geral”:
    1. Informe para qual “Contato” o projeto será desenvolvido;
    2. Defina um “Nome”, um Prazo Inicial e um Prazo Final para o projeto;
    3. É possível, ainda, definir em qual fase do projeto quer começar, determinar a “Filial” que será responsável por ele e adicionar eventuais tags.
  4. Na aba “Escopo”, você pode anexar imagens além de registrar um texto de descrição sobre o projeto;
  5. Falaremos abaixo a respeito do aspecto "Comercial";
  6. Na aba "Usuários" defina o papel dos usuários que farão parte deste Projeto;
  7. Em "Despesas", escolha as opções desejadas. Também abordaremos um pouco mais sobre este ponto mais abaixo
  8. Por último, clique em .

Você também pode gerar um novo projeto diretamente do cadastro de um Contato ou ao finalizar uma Oportunidade que tenha uma Cotação vinculada. 




Aspectos Comerciais do Projeto

As condições comerciais do projeto ficam na aba “Comercial”, onde temos o campo “Tipo de pagamento”, que definirá como esse projeto será pago.

Ao alterar esse campo, será possível escolher entre duas opções:

  • Valor Hora: dessa forma, o projeto será cobrado por hora trabalhada. Após escolher esse tipo, preencha o campo “Valor Hora” com valor combinado com o cliente.
  • Fechado: determina um preço fechado para o desenvolvimento de todo o projeto. Preencha o campo “Valor projeto” com o preço acordado e o campo “Alíquota de imposto” caso seja necessário.

Para projetos já cadastrados, a situação “Cobrança” localizada na aba “Comercial” do cadastro do projeto pode estar classificada entre três opções:

  • Pendente: O projeto ainda não foi faturado, portanto, nenhuma parcela foi paga.
  • Parcial:  Apenas uma parte do projeto já foi faturada, ou seja, ainda existem parcelas do projeto em aberto.
  • Completo: todas as parcelas do projeto foram pagas.

Nota: Caso o projeto seja por valor hora, a situação de cobrança sempre ficará como Pendente.


Regra:se você for colaborador no Procedo, os campos comerciais não estarão disponíveis para visualização. 



Alocação de Membros no Projeto

Na aba “Membro”, escolha quais recursos/usuários farão parte desse projeto e qual será o papel de cada um. Lembrando que apenas Gestores podem fazer apontamentos de horas e despesas para os demais recursos do projeto, exceto de outros Gestores. Colaboradores podem apenas apontar horas ou despesas para si mesmos.




Despesas pré-aprovadas no Projeto


Na aba “Despesas”, escolha quais serão os tipos de despesas autorizadas no projeto marcando o campo da coluna “Adicionar”. Não esqueça de definir também seus valores.

  • O Valor Unitário será utilizado apenas como sugestão no cadastro da despesa;
  • O Valor Máximo é o maior valor que poderá ser utilizado por lançamento de despesa;
  • O campo Faturável indica se essa despesa será faturável no extrato de serviço, ou seja, se a despesa será repassada para o cliente.




Situações de um Projeto


Um Projeto possui as seguintes situações:


: essa é a primeira situação do projeto após ser criado e ainda não ter a execução de nenhuma das atividades iniciada.

:  após o primeiro registro de apontamento em uma atividade, indica que o Projeto está em desenvolvimento.


: quando uma parte significativa das atividades já foi concluída, o Projeto pode assumir a situação Parcial.


: ao finalizar todas as atividades, o Projeto está Completo, mas ainda pode ter pendências comerciais a serem resolvidas.


: essa situação é definida quando o Projeto está concluído, com todas as pendências de faturamento e despesa finalizadas.


é utilizada para os projetos que, por algum motivo, não serão mais executados ou entregues.


Para alterar a situação do projeto, siga os seguintes passos:

  1. Acesse o Projeto e, no canto superior esquerdo, clique em ;
  2. Na aba “Geral”, localize o campo “Situação Projeto”;
  3. Escolha a situação que deseja definir;
  4. Clique em .




Níveis de permissão de acesso ao Projeto

  • Usuárioou:
    Possui permissão total. Consegue visualizar e editar todos os campos.
  •  comum vinculado ao Projeto:
    Conseguirá visualizar todos os registros e, até mesmo, editar caso possua acesso a essa rotina, só não terá acesso às informações comerciais.
  •  comum que não está vinculado ao Projeto:
    Não terá acesso a nenhum projeto a não ser que seja um colaborador ou gestor.
    • Os Colaboradores poderão visualizar o projeto, fazer apontamentos de despesa e apontamento de horas.
    • Os Gestores possuem mais acessos no projeto. Eles conseguem editar o projeto, definir quais serão os apontamentos, adicionar outros recursos, cadastrar atividades e também possuem acesso a informações comerciais.



Primeira etapa concluída! Vamos entender como acompanhar o andamento dos seus Projetos na Etapa 2 ;) 

Se ficou alguma dúvida, mande uma mensagem para nossa equipe de Suporte ou anote em cantinho e leve para sua reunião de Tira-dúvidas.