As atividades do projeto são ações a serem realizadas para dar andamento com o produto/serviço. Um projeto pode ter várias atividades que pode ser categorizada, ter um prazo final e uma estimativa em horas que serão gastas no seu desenvolvimento.


Como cadastrar uma atividade

  1. Acesse um projeto já cadastrado.
  2. Localize no lado direito a aba com o nome “Atividades” e clique nela.
  3. Em seguida clique no ícone para cadastrar uma nova atividade.
  4. Na janela que abrira preencha os campos obrigatórios:
    • No campo Tipo é possível categorizar a atividade que será desenvolvimento.
    • Defina um Prazo final para concluir essa atividade.
    • Preencha a Estimativa total de horas que a atividade necessitará.
    • Escolha um Nome.
  5. Preencha o restante dos campos se desejar, como por exemplo:
    • O campo Permite exceder a estimativa quando marcado possibilita que os colaboradores consigam apontar horas a atividade mesmo após ela ter excedido na estimativa cadastrada.
    • O campo Somente gestor quando marcado somente os gestores conseguiram fazer apontamento a atividade
    • O Bloqueado impedira todos de fazer apontamento a atividade.


Acompanhe as atividades do seu time através da listagem 

Na sua lista de atividades, como o próprio nome já sugere, você encontra todas as atividades relativas aos diversos Projetos cadastrados no sistema e informações como: a porcentagem de horas que já foram gastas, os membros, a situação, etc. Assim como na listagem de Projetos, você também pode personalizar a visualização das colunas clicando em .




Regra: se você for um Gestor no Procedo, também terá acesso à coluna Custo e à coluna Receita.

Você também pode acompanhar as atividades de um Projeto através do Kanban. Conheça mais sobre este recurso clicando aqui.


Sua atividade está marcada em vermelho? Entenda porque!

Ao final da página de detalhes sobre uma atividade, você vai visualizar a seguinte opção:



Assim como é descrito abaixo do botão, um Impedimento é algo que impossibilita a passagem de uma atividade para a fase seguinte dentro do seu processo de Projetos.

Por exemplo, aqui na Procedo, quando estamos testando uma nova funcionalidade e ela apresenta um bug, marcamos a opção de Impedimento na atividade relativa a esse novo recurso.


Mas isso serve para quê?

Ao sinalizar o impedimento em uma atividade, ela é destacada no kanban e na listagem pela cor vermelha, para facilitar a visualização de uma pausa no fluxo do seu Projeto.



Documentação da Atividade


Sempre que finalizamos uma atividade, é importante escrever a Documentação da Atividade para orientar a pessoa que irá realizar algum tipo de teste e, até mesmo, enviar para o seu cliente. Com este recurso, você pode documentar suas atividades e deixar tudo registrado no sistema, além de ter a possibilidade de enviar por e-mail ao seu cliente um PDF com o texto redigido.

Como fazer a documentação da atividade?

Com a página da atividade desejada aberta, clique no botão “Ações” e selecione “Documentar”. Na janela de “Documentação”, descreva os detalhes da atividade executada, adicione imagens e anexos se desejar e clique em “Salvar”.


Para enviar o PDF, localize a página da atividade, clique em “Ações” e, em seguida, selecione “Enviar documentação”.


 

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a nossa ferramenta de suporte disponível na sua plataforma do Procedo ;)