Sabe aquele processo de execução de um Projeto que você utiliza sempre e precisa ficar reconfigurando toda vez que vai usar? Pode ficar feliz porque você não vai ter que fazer isso de novo  !


Os modelos de projeto são utilizados para facilitar a criação de novos projetos que possuam atividades e tarefas similares. Com um modelo definido, basta atribuí-lo ao projeto e as Atividades e Tarefas serão criadas automaticamente. Este recurso também pode ser usado para projetos em execução.


Para configurar um modelo de projeto, siga os seguintes passos:

  1. Clique no menu localizado no canto superior direito da tela, onde também é exibido o nome da sua empresa;

  2. Selecione a opção “Configurações”;

  3. Clique na aba “Projetos”, e em seguida na opção “Modelo de Projeto”, ou acesse este link;
  4. Clique no botão ;

  5. Na aba Geral, preencha o campo Nome;
  6. Na aba Etapas, clique no botão. Aqui, você poderá identificar as etapas do seu Projeto por cor, definir o número máximo de atividades e se esta etapa encerra o Projeto;
  7. Em Atividades, clicando no botão, você já pode cadastrar as atividades padrões daquele modelo. Lembrando que você também pode definir um checklist de tarefas relativos à esta Atividade depois de salvá-la. Os campos Nome, Tipo e Estimativa são obrigatórios;
  8. Você também consegue especificar tarefas para este tipo de modelo. Depois de clicar em, preencha os dados na nova janela. O campo “Dias da data” diz respeito a quantos dias, desde a importação do modelo, esta tarefa levaria para acontecer. Por exemplo, se você preencher este campo com 30 dias, quer dizer que esta tarefa acontecerá 30 dias depois da aplicação deste modelo a um Projeto - esta tarefa vai direto para a sua agenda de acordo com o número de dias informado.
  9. Assim que você terminar de especificar os dados deste modelo, clique em , no topo da página, e seu Modelo de Projeto está pronto para ser utilizado


Regras:

Ao importar um Modelo de Projeto, os sistema aplicará as seguintes regras:

  • Se for um projeto fechado, as atividades serão importadas com a flag “Atividade faturada” desmarcada, pois o valor já está incluso no projeto.
  • Se for um projeto aberto, as atividade receberão o valor hora do projeto caso a flag “Atividade faturada?” esteja marcada. Se esta opção não estiver marcada, o sistema manterá o valor zerado.


Como importar um Modelo de Projeto:


  1. Acesse um projeto já cadastrado;
  2. No cadastro do projeto escolhido, clique no botão“Importar modelo de projeto”;
  3.  Na janela que será exibida, escolha qual modelo deseja importar e, então, clique em "Importar";
  4. Após a importação, as atividades e tarefas do modelo importado serão criadas em seu projeto;

Nota: as tarefas importadas serão criadas para todos os usuários marcados como Gestores do projeto.