A Cotação, no conceito mais popular, seria uma relação de preços que antecede o pedido de venda, ou seja, a Proposta e que você pode extrair do sistema utilizando um dos Modelos de Documento já cadastrados. Quando finalizar um negócio e já souber a Proposta final que foi aceita pelo seu cliente, você também pode gerar o Contrato da mesma forma. Falamos um pouco mais sobre isso neste artigo.


Obs: Uma cotação deve, obrigatoriamente, estar vinculada a uma Oportunidade.


Criando uma Cotação


Existem três formas diferentes de iniciar o cadastro de uma Cotação:

- Na rotina de Cotações, clicando no íconeou acessando este link;

- No cadastro do Contato e na aba "Cotações", através do botão ;

- Diretamente na Oportunidade, também na aba "Cotações", clicando em .


A partir daqui, o fluxo segue da mesma forma:

  • Na página de cadastro, preencha as informações iniciais e clique em ;
  • Para adicionar os itens que serão vendidos, selecione e busque pelos produtos/serviços desejados;
  • Quando terminar e já tiver certeza que adicionou todos os dados desejados, finalize sua Cotação clicando em . É importante saber que, uma vez que você finalizar a Cotação e a mesma assumir a situação de "Ativa", ela não poderá mais ser editada; 
  • Você pode gerar novas versões - que ficarão disponíveis para edição - clicando, novamente, no botão e, em seguida, selecionando "Nova Versão".


Situações de uma Cotação

  • A situaçãoé definida sempre que uma cotação é criada. Nesta situação, ainda é possível realizar alterações.
  • Após finalizada, temos três possibilidades:
    • Se houver Grupo de Aprovação cadastrado, e se o desconto concedido ultrapassar do limite permitido, então poderá ser necessário passar por uma triagem. Durante a análise dos aprovadores, a cotação ficará com a situação;
    • Se um usuário aprovador não aceitar alguma informação da cotação, ela poderá ser. Ela deverá ser analisada pelo responsável, que fará os ajustes necessários, para que então finalize e reinicie a triagem novamente.
    • Depois de passar pela triagem com a aprovação confirmada, ela recebe a situação . Se sua empresa não possuir Grupo de aprovação, então as duas situações anteriores serão ignoradas e, após finalizar a cotação, ela receberá a situação “Ativa” automaticamente;
  • Ao encerrar uma Oportunidade uma das cotações realizadas deverá ser selecionada e ela assumirá a situação;
  • Por último temos a situação, que ocorre com todas as cotações de uma oportunidade encerrada (com exceção da escolhida).



 Ao final de uma Oportunidade que tenha uma cotação, você pode gerar o Projeto para sua equipe de pós-venda clicando no botão  e, em seguida, selecionando Gerar Projeto.