Quando seu contato já passou pela qualificação e você percebe uma que há uma possibilidade de realizar uma venda é o momento de abrir uma Oportunidade para ele no Procedo.  Siga os seguintes passos:

  • Clique no ícone, na coluna lateral à esquerda da sua tela, ou acesse este link;
  • Em seguida, selecione o botão  e preencha os campos com as informações da sua futura venda.
  • Clique em  e o sistema já irá aplicar o Processo de Venda que foi selecionado no momento do cadastro.
  • Se mais alguém está te ajudando a conduzir esta venda, você pode clicar em  e, na aba Envolvidos, selecionar o usuário correspondente. Em seguida, salve sua edição.


Conduzindo sua Oportunidade


Durante o andamento da oportunidade, ela irá passar por estágios de venda que podem conter atividades que precisam ser realizadas para que essa oportunidade se concretize em um negócio fechado. Esses estágios de venda e atividades do estágio são definidos pelo(s) Administador(es) da sua conta no Procedo.

Você pode ter uma visão rápida, completa e intuitiva de todas as suas Oportunidades associadas a um determinado processo de vendas através do Kanban de Oportunidades. Preparamos um artigo completo para você entender como a visualização de Kanban pode te ajudar.


Como concluir uma atividade do estágio:

  1. Na página da Oportunidade, localize a aba “Atividades”.
  2. Nessa aba, estarão listadas todas as atividades do estágio de venda atual. Marque as atividades que deseja concluir.
  3. Após marcadas, elas ficarão riscadas, indicando que foram concluídas.
  4. Algumas atividades exigem observação, sendo possível visualizá-las mais tarde clicando no ícone.


Como avançar para o próximo estágio de venda:

  1. Acesse a Oportunidade já cadastrada que deseja alterar o estágio de venda.
  2. Na parte superior do formulário, você verá as etapas do seu processo. O estágio atual estará marcado na cor azul enquanto os demais estarão na cor cinza.
  3. Clique no estágio que deseja definir para a oportunidade.
  4. Por último, basta confirmar a alteração na janela que irá aparecer.

Dica da Procedo: você também pode alterar o estágio da venda pelo Kanban movendo o card correspondente à Oportunidade desejada. É bem mais rápido e fácil ;).


Veja, neste artigo, como vincular uma Cotação à sua Oportunidade.



Quais as possíveis situações de uma Oportunidade?

  • : essa é a primeira situação da oportunidade que é definido apos o cadastrado da mesma.

  •  :quando a oportunidade foi vencida, ou seja está ganha.

  • : quando a oportunidade foi perdida.



Como envolver alguém em uma Oportunidade?


Uma oportunidade pode ter, além do responsável, outros usuários envolvidos, o que permite que esses usuários também tenham acesso aos dados de negociação e possam contribuir com informações. Para compartilhar uma Oportunidade:

  1. Acesse este link;
  2. Clique para editar a Oportunidade que deseja compartilhar e encontre na aba “Envolvidos”.
  3. Clique nos usuários da coluna “Disponíveis” para atribuí-los à Oportunidade.
  4. Clique em "Salvar".


Como ganhar ou perder uma Oportunidade?

Para vencer a oportunidade, é necessário passar por todos os estágios de venda marcando as atividades definidas como obrigatórias. No caso de perda, isso não é necessário, podendo ser feito a qualquer momento.

  1. Na página da oportunidade, clique em e em “Encerrar”.
  2. Na janela que irá abrir, marque, no campo situação, se a oportunidade foi vencida ou perdida.
  3. Quando a oportunidade está sendo vencida e possui uma cotação com situação “Ativa” vinculada a ela, um campo a mais será exibido. Selecione nesse campo a cotação que foi aceita pelo seu Cliente. No caso de perda, o motivo deve ser informado.
  4. Por último, clique no botão.

Ao finalizar uma Oportunidade com uma Cotação vinculada, você pode gerar um Projeto clicando no botão e em "Gerar Projeto". Veja mais detalhes sobre esta conversão neste artigo.