O ClickSign é uma ferramenta de assinatura digital que vai economizar seu tempo e gastos que você tinha com enviando pelo correio, imprimindo ou digitalizando documentos.

Integrando o Procedo ao ClickSign, você poderá enviar contratos (ou qualquer documento nas extensões .doc, .docx ou .pdf) diretamente pelo CRM para que seus clientes realizem a assinatura eletrônica de documentos – tudo pelo computador ou celular, com validade legal. Após assinados, você também poderá fazer o download de todos os documentos, com as respectivas assinaturas. 


No CRM, este recurso está disponível nas seguintes rotinas: 

  1. Contato
  2. Oportunidade
  3. Projeto

Para realizar a integração, são necessários os seguintes requisitos:

  1. Conta ativa no ClickSign;
  2. Token do ClickSign para integração.

Vamos ao passo a passo:

  1. Ao fazer login em sua conta no Clicksign, clique na opção Configurações, disponível no menu inferior esquerdo (1). Selecione a opção API (2);

  2. Na tela de API, clique no botão "Gerar access token" (3):



  3. Na janela que será aberta, preencha o campo de descrição do token que será gerado, e depois clique novamente em Gerar Access Token:


  4. Após isso, seu token será gerado e ficará disponível na tela de API:


  5. Com o número do Access Token gerado, voltaremos ao Procedo. Acesse este link e clique em “Novo registro”;

  6. No campo “Tipo” selecione “Clicksign”, e no campo “Token” coloque o número do Access Token gerado no passo 5, em seguida clique em “Salvar”;

  7. Acesse seu perfil no Procedo e copie a informação disponível no campo "Token da empresa", ele será utilizado para cadastrar o Webhook;

  8. De volta ao Clicksign, na tela de API, clique em "Adicionar Webhook";


  9. Na janela que será aberta, insira a url https://app.procedo.com.br/api/rest/clicksign/TOKEN substituindo a palavra "TOKEN" pelo valor que você obteve no passo 8, em seguida, clique em "Adicionar Webhook":


  10. Após configur o Webhook, a integração estará pronta. Caso todos os passos tenham sido realizados corretamente, o botão  será habilitado ao lado dos documentos sempre que você anexar um arquivo nas rotinas indicadas acima.


Como utilizar a integração com o ClickSign para assinatura de documentos


1. Na aba “Documentos”, disponível no cadastro de Prospects, Oportunidades e Clientes, clique no botão de “+” para adicionar o documento que deverá ser assinado:



2. Na janela que será aberta, preencha o Nome do documento, selecione o Tipo e, caso queira, adicione uma descrição.
(Você também poderá editar estes dados posteriormente – sem que seja necessário adicionar o documento novamente – clicando no botão )



    3. Após preencher os dados e adicionar o documento, o mesmo ficará disponível para envio aos signatários:

 

   4. Para prosseguir, clique no botão ;

   5. Uma janela será aberta com os contatos cadastrados. Você pode utilizá-los (caso sejam os signatários que deseja) ou removê-los e acrescentar outros no botão “Novo”. A autenticação dos signatários pode ser feita de três maneiras: E-mail, SMS ou WhatsApp. Para utilizar SMS ou WhatsApp, um número de celular válido deve ser fornecido. Além disso, você também poderá escolher o papel de cada um (testemunha, aprovador, endossante, etc) e editar a mensagem que será enviada no e-mail. Preencha os campos e clique em “Enviar”:




6. Feito isso, o(s) signatário(s) receberá(ão) um e-mail com o link para assinatura eletrônica – onde também poderão visualizar o documento na íntegra. Ao clicar no botão  ao lado do documento, você poderá acompanhar o status da(s) assinatura(s) no histórico registrado no Procedo:



Obs: Enquanto não hover assinaturas no documento, ele pode ser cancelado, clicando no botão. Após cancelado ele pode ser excluído no ClickSign, permitindo uma nova integração, com novos signatários.


7. Assim que todos os signatários finalizarem as assinaturas, o Procedo irá automaticamente atualizar o status do documento e disponibilizá-lo para download com as assinaturas.


   Notas:

  • Se o documento for excluído no Procedo, antes que todos tenham assinado, o documento será excluído no ClickSign também.
  • Após assinado, o documento não poderá mais ter seus dados (data, etc.) alterados no Clicksign. 
  • Assim que enviado para assinatura, o documento ficará com validade automática de um mês a partir da data de envio.